2ª PARTE
DA DINÂMICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
PRÁTICA
SEIS ROTEIROS – GUIAS DE TAREFAS
PARA USO DOS EDUCADORES
NAS SESSÕES DE TRABALHO SEMANAIS
ABERTURA1
(não numerado)
1º ROTEIRO = GUIA DE TAREFAS2
(tempo disponível: 7 min.)
TAREFAS EXECUTANTES ENCARGOS TEMPO
(min.)
1ª Educador — Estudo a domicílio, pelo Educador
Tarefa da
Pedagogia da Espiritualidade3
—
Apresentação dela aos eeucandos4 4
2ª Educandos — Ocupação das carteiras.
Tarefa Educador — Recepção dos educandos5
—
Saudações fraternas6 1
3ª Educandos — Os educandos deixam as carteiras
Tarefa Educador e se postam em círculo, em pé 1
—
Atitude de recolhimento espiritual 6
4ª Educador — Prece coletiva, íntima, de abertura 1
Tarefa Educandos
7
min.
DETALHAMENTO DO QUADRO ACIMA
1Neste início têm lugar três aberturas simultâneas:
— Abertura do Ciclo de
Desenvolvimento Espiritual;
— Abertura da Sessão de
Trabalho;
— Abertura da Dinâmica da
Conscientização.
2Roteiro – Guia de Tarefas é um instrumento auxiliar
à disposição do educador a fim de facultar-lhe uma visão do encadeamento de
tarefas, por tempos de duração mais ou menos compatíveis, podendo sofrer
adaptações ou simplificações a critério do educador.
Estudo a domicílio (pelo educador) da Pedagogia da
Espiritualidade, a necessidade inferior a deste estudo e como habilitação à
Prática do Desenvolvimento Pedagógico (auto educativo) da Espiritualidade, pelo
processo de afloramento das perfeições potenciais do espírito do educando,
induzido e assistido pelo educador; seu Catálogo Curricular de oito perfeições;
seus objetivos; etc.
4Apresentação
aos educandos, cujo objetivo é leva-los à compreensão dessa novel pedagogia,
como força de motivação à ação e dedicação deles.
5A recepção dos irmãozinhos-educandos deve ser alegre
e fagueira1, otimista e descontraída. Sendo desaconselhável nessa ocasião a
qualquer censura (mesmo que haja motivos). Devem ser evitadas atitudes de
prevenção, de tensão psicológica, ou de mau humor. O momento é muito especial e
emoldurado por vivências espirituais e morais; não comportando expressões de
seriedade exagerada ou de austeridade pesada. Enfim, o ambiente social e
espiritual deve ser quase lúdico.
6Recolhimento espiritual é o “mergulho” da mente
ativa na interioridade das almas.
7O educador e os educandos se colocam em círculo, de
mãos dadas, mantendo profundo silêncio, não imposto mas motivado, pela postura
física e moral do educador. Trata-se de um culto íntimo, cada um mentalizando a
oração de sua predilação. Todos rogando contritos a Assistência do Alto, no
sentido do pleno aproveitamento da
Sessão de Trabalho que se inicia; para seu crescimento espiritual e
proporcional sentimentos de felicidade conseqüente (por menor que seja). E
pedindo a Assistência Divina também para seu educador, inspirando-lhe idéias
sublimes, palavras edificantes e procedimentos exemplares de tolerância,
paciência e a iluminação pela luz do bem.
1Fagueira. Que afaga; meiga, carinhosa; que transmite
paz e confiança.
MOTIVAÇÃO INICIAL
2º ROTEIRO – GUIA DE TAREFAS
(templo disponível: 7 min.)
TAREFAS EXECUTANTES ENCARGOS TEMPO
(min.)
1ª Educador — Estudo acurado a domicílio
pelo
Tarefa educador
de toda a Dinâmica de Conscientização e seus cinco Processos2. X1
2ª
Tarefa Educador — Crítica ao Relato anterior3
dos
educandos (entregue na Sessão anterior). 2
3ª
Tarefa Educador — Exposição do que seja a
Dinâmica da
Conscientização4
e de sua
Motivação Inicial 3
4ª
Tarefa Educador — Diálogo do educador com
Educandos os educandos sobre as
2ª
e 3ª tarefas5 2
Tempo deste Roteiro 7
Min.
DETALHAMENTO DO ROTEIRO ACIMA
1Esse indicativo (X) expressa tarefas que não ocupam
tempo da Sessão de Trabalho.
2Apesar de ser óbvio, este estudo de preparação
intelectual do educador nunca é demais salientar a sua indispensabilidade que
reguarda o educador de improvisações, omissões, enganos sempre possíveis,
quando ele não se prepara para o pleno domínio do tema, o que invalida a
confiança dos educandos na responsabilidade, competência e até no caráter do
seu educador.
3Essa crítica sempre tem lugar no início de todas as
Sessões da Dinâmica de Conscientização.
4Conscientização é a operação mental e moral de
tomar consciência de que pensou, julgou ou praticou, sob o aspecto do bom ou do
mau procedimento, que manteve durante os 7 dias do Período de Aplicação
Prática. Quanto ao 1º Processo de Motivação Inicial, o seu objetivo é induzir,
desde a abertura da Dinâmica, o querer, a vontade, do educando ordenado ao
aperfeiçoamento espiritual de si mesmos, de suas almas, geralmente
estacionários em nível insuficiente de desenvolvimento. Pergunte o educador a
cada educando se está satisfeito com o seu próprio nível... e aguarde as
respostas... no diálogo da 4ª tarefa.
5O diálogo bem conduzido mantém como finalidade
verificar a compreensão do tema pelos educandos e a fixação dessa compreensão
na memória
PRIMEIRO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO: MEDITAÇÃO DE
LEMBRANÇA (PARA A MEMORIZAÇÃO)
3º ROTEIRO – GUIA DE TAREFAS
(tempo disponível: 20 min.)
TAREFAS EXECUTANTES ENCARGOS TEMPO
(min.)
5ª
Tarefa Educador — Explicar o que é a Meditação 3
De
Memorização e seus objetivos1.
6ª
Tarefa Educador — Distribuição do Texto do Teor
da Meditação de Memorização2. X
7ª
Tarefa Educador — Interpretação desse Texto
Da
Meditação4. 2
— Indicar o procedimento
seguinte
dos educandos5. X
8ª Educador — Instauração do silêncio absoluto
Tarefa Educandos para a meditação Zero
9ª Educandos — Os educandos procuram responder
Tarefa mentalmente
às discretas indagações
Contidas
no texto6. 2
10ª Educandos — Execução da leitura meditada
Tarefa do
Texto7. 3
11ª Educador — Recolhimento dos papéis com
Tarefa o
teor da Meditação. X
Total deste Roteiro 10
DETALHAMENTO DO QUADRO ACIMA
1A Meditação para a Memorização é um processo mental
que convida os educandos para um esforço mental para se lembrarem do que
ocorreu com eles nos 7 dias do Período de Aplicação da Espiritualidade, ou
seja, no tocante às oportunidades surgidas de cometimento de atos da perfeição
em tela. O que ocorre normalmente nos encontros e diálogos com pessoas
conhecidas, ou mesmo desconhecidas.
3Esse texto encontra-se logo atrás com o título “Vou
me lembrar, Sim”.
4Salientar para os educandos a natureza abstrata
desse texto (puro pensamento). Por isso, ao requer nenhuma resposta escrita dos
educandos, e assim sob sigilo do pensamento dispensando inclusive a senha.
5Esses procedimentos são os constantes nas tarefas
seguintes: (8ª, 9ª e 10ª).
6Essas indagações podem ser: “Eu mantive encontros e
conversas com outras pessoas?” — “Lembro-me das oportunidades que tive de
praticar atos?” — “Como procedi eu diante dessas oportunidades de atos?” —
“Estou lembrado do que senti depois do ato (ou atos) ou depois de sonegar a
prática deles?”
7Leitura meditada corresponde a ler e, ao mesmo
tempo, pensar no que está lendo, item por item.
Nenhum comentário:
Postar um comentário