segunda-feira, 25 de abril de 2016

TEXTO 10 DE MAIO DE 2008

2ª PARTE
DA DINÂMICA DE CONSCIENTIZAÇÃO

PRÁTICA

SEIS ROTEIROS – GUIAS DE TAREFAS


PARA USO DOS EDUCADORES
NAS SESSÕES DE TRABALHO SEMANAIS




ABERTURA1
(não numerado)
1º ROTEIRO = GUIA DE TAREFAS2
(tempo disponível: 7 min.)


TAREFAS       EXECUTANTES         ENCARGOS                           TEMPO
                                                                                                          (min.)

1ª         Educador         — Estudo a domicílio, pelo Educador
Tarefa                         da Pedagogia da Espiritualidade3
                                   — Apresentação dela aos eeucandos4            4

2ª         Educandos      — Ocupação das carteiras.
Tarefa  Educador         — Recepção dos educandos5
                                   — Saudações fraternas6                                             1

3ª         Educandos      — Os educandos deixam as carteiras
Tarefa  Educador         e se postam em círculo, em pé                                   1
                                   — Atitude de recolhimento espiritual             6

4ª         Educador         — Prece coletiva, íntima, de abertura             1
Tarefa  Educandos                                                                            
                                                                                                          7 min.


DETALHAMENTO DO QUADRO ACIMA

1Neste início têm lugar três aberturas simultâneas:
     Abertura do Ciclo de Desenvolvimento Espiritual;
     Abertura da Sessão de Trabalho;
     Abertura da Dinâmica da Conscientização.
2Roteiro – Guia de Tarefas é um instrumento auxiliar à disposição do educador a fim de facultar-lhe uma visão do encadeamento de tarefas, por tempos de duração mais ou menos compatíveis, podendo sofrer adaptações ou simplificações a critério do educador.
Estudo a domicílio (pelo educador) da Pedagogia da Espiritualidade, a necessidade inferior a deste estudo e como habilitação à Prática do Desenvolvimento Pedagógico (auto educativo) da Espiritualidade, pelo processo de afloramento das perfeições potenciais do espírito do educando, induzido e assistido pelo educador; seu Catálogo Curricular de oito perfeições; seus objetivos; etc.
4Apresentação aos educandos, cujo objetivo é leva-los à compreensão dessa novel pedagogia, como força de motivação à ação e dedicação deles.
5A recepção dos irmãozinhos-educandos deve ser alegre e fagueira1, otimista e descontraída. Sendo desaconselhável nessa ocasião a qualquer censura (mesmo que haja motivos). Devem ser evitadas atitudes de prevenção, de tensão psicológica, ou de mau humor. O momento é muito especial e emoldurado por vivências espirituais e morais; não comportando expressões de seriedade exagerada ou de austeridade pesada. Enfim, o ambiente social e espiritual deve ser quase lúdico.
6Recolhimento espiritual é o “mergulho” da mente ativa na interioridade das almas.
7O educador e os educandos se colocam em círculo, de mãos dadas, mantendo profundo silêncio, não imposto mas motivado, pela postura física e moral do educador. Trata-se de um culto íntimo, cada um mentalizando a oração de sua predilação. Todos rogando contritos a Assistência do Alto, no sentido do pleno aproveitamento da  Sessão de Trabalho que se inicia; para seu crescimento espiritual e proporcional sentimentos de felicidade conseqüente (por menor que seja). E pedindo a Assistência Divina também para seu educador, inspirando-lhe idéias sublimes, palavras edificantes e procedimentos exemplares de tolerância, paciência e a iluminação pela luz do bem.



1Fagueira. Que afaga; meiga, carinhosa; que transmite paz e confiança.


















MOTIVAÇÃO INICIAL
2º ROTEIRO – GUIA DE TAREFAS
(templo disponível: 7 min.)

TAREFAS       EXECUTANTES         ENCARGOS               TEMPO
                                                                                              (min.)

1ª                     Educador                    — Estudo acurado a domicílio pelo
Tarefa                                                  educador de toda a Dinâmica de Conscientização e seus cinco Processos2.                               X1


Tarefa             Educador                    — Crítica ao Relato anterior3 dos
educandos (entregue na Sessão anterior).                              2

Tarefa             Educador                    — Exposição do que seja a Dinâmica da
                                                           Conscientização4 e de sua
Motivação Inicial                               3

Tarefa             Educador                    — Diálogo do educador com
                        Educandos                  os educandos sobre as
                                                           2ª e 3ª tarefas5                                    2

Tempo deste Roteiro               7
                                               Min.


DETALHAMENTO DO ROTEIRO ACIMA
1Esse indicativo (X) expressa tarefas que não ocupam tempo da Sessão de Trabalho.
2Apesar de ser óbvio, este estudo de preparação intelectual do educador nunca é demais salientar a sua indispensabilidade que reguarda o educador de improvisações, omissões, enganos sempre possíveis, quando ele não se prepara para o pleno domínio do tema, o que invalida a confiança dos educandos na responsabilidade, competência e até no caráter do seu educador.
3Essa crítica sempre tem lugar no início de todas as Sessões da Dinâmica de Conscientização.
4Conscientização é a operação mental e moral de tomar consciência de que pensou, julgou ou praticou, sob o aspecto do bom ou do mau procedimento, que manteve durante os 7 dias do Período de Aplicação Prática. Quanto ao 1º Processo de Motivação Inicial, o seu objetivo é induzir, desde a abertura da Dinâmica, o querer, a vontade, do educando ordenado ao aperfeiçoamento espiritual de si mesmos, de suas almas, geralmente estacionários em nível insuficiente de desenvolvimento. Pergunte o educador a cada educando se está satisfeito com o seu próprio nível... e aguarde as respostas... no diálogo da 4ª tarefa.
5O diálogo bem conduzido mantém como finalidade verificar a compreensão do tema pelos educandos e a fixação dessa compreensão na memória











PRIMEIRO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO: MEDITAÇÃO DE LEMBRANÇA (PARA A MEMORIZAÇÃO)

3º ROTEIRO – GUIA DE TAREFAS
(tempo disponível: 20 min.)

TAREFAS       EXECUTANTES         ENCARGOS   TEMPO
                                                                                  (min.)
Tarefa  Educador         — Explicar o que é a Meditação                    3
                                   De Memorização e seus objetivos1.

Tarefa  Educador         — Distribuição do Texto do Teor
da Meditação de Memorização2.                    X

Tarefa  Educador         — Interpretação desse Texto
                                               Da Meditação4.                                   2
— Indicar o procedimento
                                         seguinte dos educandos5.                    X

8ª         Educador         — Instauração do silêncio absoluto
Tarefa  Educandos      para a meditação                                            Zero

9ª         Educandos      — Os educandos procuram responder
Tarefa                         mentalmente às discretas indagações
                                   Contidas no texto6.                                         2

10ª       Educandos      — Execução da leitura meditada
Tarefa                         do Texto7.                                                      3

11ª       Educador         — Recolhimento dos papéis com
Tarefa                         o teor da Meditação.                                       X

Total deste Roteiro                                                                            10



DETALHAMENTO DO QUADRO ACIMA

1A Meditação para a Memorização é um processo mental que convida os educandos para um esforço mental para se lembrarem do que ocorreu com eles nos 7 dias do Período de Aplicação da Espiritualidade, ou seja, no tocante às oportunidades surgidas de cometimento de atos da perfeição em tela. O que ocorre normalmente nos encontros e diálogos com pessoas conhecidas, ou mesmo desconhecidas.
3Esse texto encontra-se logo atrás com o título “Vou me lembrar, Sim”.
4Salientar para os educandos a natureza abstrata desse texto (puro pensamento). Por isso, ao requer nenhuma resposta escrita dos educandos, e assim sob sigilo do pensamento dispensando inclusive a senha.
5Esses procedimentos são os constantes nas tarefas seguintes: (8ª, 9ª e 10ª).
6Essas indagações podem ser: “Eu mantive encontros e conversas com outras pessoas?” — “Lembro-me das oportunidades que tive de praticar atos?” — “Como procedi eu diante dessas oportunidades de atos?” — “Estou lembrado do que senti depois do ato (ou atos) ou depois de sonegar a prática deles?”

7Leitura meditada corresponde a ler e, ao mesmo tempo, pensar no que está lendo, item por item.

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