INSTRUMENTOS DIDÁTICOS (à disposição do
educador)
- Quadros
de Motivação (1 e 2).
- Lista
de elementos indicativos
- Transparência
nº (imagem da “Árvore da Esperança”, um pinheiro com raízes, tronco e
copada).
- Transparência
nº 2 (catálogo dos elementos indicativos dos 3 estágios).
b) 2ª
PARTE DO EXERCÍCIO DA ÁRVORE
— O educador projeta na tela apenas a 1ª
transparência da “árvore da esperança”, destacando as raízes, tronco e copada
com flores e frutos (no caso deste pinheiro – as chamadas pinhas1).
— Em seguida, olhando para as raízes da árvore,
cada educando escolhe 3 elementos da sua lista
(já preenchidas os parênteses (com 1º, 2º ou 3º estágios)2 e
propõe a localização de 3 elementos apenas do 1º estágio (das raízes).
— Depois de todos
terem feito suas 3 propostas o educador pode estimular um curto debate.
¹Pinhas
são os frutos comestíveis do pinheiro do Paraná (araucária) e comestíveis, em
forma de esfera de mais ou menos 12 cms de diâmetro, cheia de pinhões.
²Já
realizado o 1º exercício (do catálogo).
— Encerrado
o debate, o educador expõe a solução dele para o exercício (apenas sobre as
raízes). O que o faz dispondo a 2ª transparência por cima da 1ª, mas cobrindo
as partes do tronco e da copada. Em seguida justifica a solução que expôs.
— No
final, apresenta o significado de todo esse exercício e que é o seguinte:
1.10.7. — SIGNIFICADO MOTIVADOR (DO EDUCANDO)
DESTE EXERCÍCIO
a) —
O 1º estágio, o doméstico, expõe o valor e eficácia educativa de cada um dos
seus 10 elementos indicativos. Os educandos que se esmeraram no comportamento
nesse estágio dos anos até 6/7 anos, irão encontrar facilidade em vencer o 2º
estágio, dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. E dificuldades no caso
contrário (desrespeito) e desobediência aos pais, ingratidão, recusa orgulhosa
à dependência, pouca atratividade aos afetos reduzida plasticidade à educação
doméstica, não submissão à hierarquia doméstica, etc.)
b) — 2º
estágio. Os educandos, transposto o 1º estágio, doméstico, aos 6/7 anos de
idade, ingressam no 2º estágio, começando pelo Ensino Fundamental, onde se
acham atualmente entre a 1ª e a 9ª série.
— E
trazem uma herança educativa do estágio doméstico, boa ou má, se souberam ou
não aproveitar a educação recebida dos genitores, por mais insuficiente e mal
direcionada que tenha sido.
— Porém,
este 2º estágio é importantíssimo, e tão decisivo que pode até, se bem
aproveitado pelo educando, resgatar o que ele deixou de crescer no 1º estágio,
de preparação ao 3º delineia-se o futuro desse educando, se estiver convencido
do esforço árduo que deve despender nos estudos, disciplina, sacrifícios,
vencendo resistências viciosas e íntimas (preguiça, prazeres demasiados, muitas
festas, sono excessivo, jogos, games exagerados, etc.).
c) — 3º estágio. Com a 1ª transparência
projetada isoladamente, o educador destaca para os educandos a copada da árvore
que corresponde ao 3º estágio e onde foram produzidos as flores e os frutos
desejados da árvore.
— Os educandos são convidados a escolher 3
elementos indicativos do 3º estágio da formação do homem, o que corresponde a
copada da árvore projetada na tela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário