segunda-feira, 25 de abril de 2016

EMENDA 2

INSTRUMENTOS DIDÁTICOS (à disposição do educador)
  1. Quadros de Motivação (1 e 2).
  2. Lista de elementos indicativos
  3. Transparência nº (imagem da “Árvore da Esperança”, um pinheiro com raízes, tronco e copada).
  4. Transparência nº 2 (catálogo dos elementos indicativos dos 3 estágios).

b)         2ª PARTE DO EXERCÍCIO DA ÁRVORE
—  O educador projeta na tela apenas a 1ª transparência da “árvore da esperança”, destacando as raízes, tronco e copada com flores e frutos (no caso deste pinheiro – as chamadas pinhas1).
—  Em seguida, olhando para as raízes da árvore, cada educando escolhe 3 elementos da sua lista  (já preenchidas os parênteses (com 1º, 2º ou 3º estágios)2 e propõe a localização de 3 elementos apenas do 1º estágio (das raízes).
— Depois de todos terem feito suas 3 propostas o educador pode estimular um curto debate.



¹Pinhas são os frutos comestíveis do pinheiro do Paraná (araucária) e comestíveis, em forma de esfera de mais ou menos 12 cms de diâmetro, cheia de pinhões.
²Já realizado o 1º exercício (do catálogo).



     Encerrado o debate, o educador expõe a solução dele para o exercício (apenas sobre as raízes). O que o faz dispondo a 2ª transparência por cima da 1ª, mas cobrindo as partes do tronco e da copada. Em seguida justifica a solução que expôs.
     No final, apresenta o significado de todo esse exercício e que é o seguinte:

1.10.7. — SIGNIFICADO MOTIVADOR (DO EDUCANDO) DESTE EXERCÍCIO

a)    — O 1º estágio, o doméstico, expõe o valor e eficácia educativa de cada um dos seus 10 elementos indicativos. Os educandos que se esmeraram no comportamento nesse estágio dos anos até 6/7 anos, irão encontrar facilidade em vencer o 2º estágio, dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. E dificuldades no caso contrário (desrespeito) e desobediência aos pais, ingratidão, recusa orgulhosa à dependência, pouca atratividade aos afetos reduzida plasticidade à educação doméstica, não submissão à hierarquia doméstica, etc.)
b) —    2º estágio. Os educandos, transposto o 1º estágio, doméstico, aos 6/7 anos de idade, ingressam no 2º estágio, começando pelo Ensino Fundamental, onde se acham atualmente entre a 1ª e a 9ª série.
     E trazem uma herança educativa do estágio doméstico, boa ou má, se souberam ou não aproveitar a educação recebida dos genitores, por mais insuficiente e mal direcionada que tenha sido.
     Porém, este 2º estágio é importantíssimo, e tão decisivo que pode até, se bem aproveitado pelo educando, resgatar o que ele deixou de crescer no 1º estágio, de preparação ao 3º delineia-se o futuro desse educando, se estiver convencido do esforço árduo que deve despender nos estudos, disciplina, sacrifícios, vencendo resistências viciosas e íntimas (preguiça, prazeres demasiados, muitas festas, sono excessivo, jogos, games exagerados, etc.).
c) —          3º estágio. Com a 1ª transparência projetada isoladamente, o educador destaca para os educandos a copada da árvore que corresponde ao 3º estágio e onde foram produzidos as flores e os frutos desejados da árvore.

—  Os educandos são convidados a escolher 3 elementos indicativos do 3º estágio da formação do homem, o que corresponde a copada da árvore projetada na tela.

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