11ª Educador —
Explicação do que seja o Devaneio 3
Tarefa Pedagógico, procedimento do
educando,
objetivos e duração10.
12ª Educador —
Referência a um possível exemplo 3
Tarefa de Devaneio e seus detalhes,
anonimato
(senha).
13ª Educador —
Distribuição de cópias de um X
Tarefa possível exemplo de
Devaneio
Pedagógico11.
14ª Educandos —
Uma visão rápida da cópia do 2
Tarefa exemplo possível de
devaneio
Pedagógico12.
15ª Educador —
Recolhimento imediato das cópias X
Tarefa do devaneio13.
16ª Educandos —
Execução do devaneio (redação 18
Tarefa de texto imaginário de prática
de
ato da perfeição que
esteja
em desenvolvimento14.
—
Vivências das boas conseqüências
morais
sociais, psicológicas,
religiosas,
e domésticas, etc.
17ª Educador —
Avaliação dos textos imaginários X
Tarefa de prática de atos da perfeição
em
desenvolvimento15, produzidos
pelos
educandos
(pelo
educador, a domicílio).
Total do 3º roteiro 26
Total dos 3 roteiros 37
DETALHAMENTO DO QUADRO ACIMA
— 8Efetiva-se neste
último Quadro, o momento culminante de todo um exercício integral da Dinâmica
Pedagógico-Espiritual de Imaginação, indicado na 4ª tarefa, ou seja, a redação
pelos educandos do Texto imaginário de cometimento virtual de um ato espiritual,
da perfeição em foco.
— 9Devaneio Pedagógico
(também chamado de sonho acordado, ou sonho diurno), no qual, o agente em
estado de vigília (acordado) imagina um enredo virtual (de circunstâncias
fictícias), no qual ele mesmo se coloca, ao mesmo tempo, como autor do enredo e
como protagonista (personagem principal).
É qualificado como pedagógico,
porque também concorre na educação propriamente dita, a educação das almas,
produzindo o enriquecimento delas de perfeições espirituais, integrando a
Pedagogia da Espiritualidade.
— 10forçar o processo
de formação do hábito da perfeição em desenvolvimento pela ação dos atos reais,
concretos, praticados no Período de Aplicação Prática.
— Duração: 26 minutos.
— 11Em papel
padronizado, pautado, contendo uma simples idéia de redação de texto
imaginário, com tempo limitado para compulsá-lo (uma visão global). A
padronização facilita a redação pelos educandos e a avaliação pelo educador e
ainda para arquivamento dos textos para estudos posteriores. (vide retro
“Apenas uma simples idéia” de Devaneio Pedagógico).
— 12Uma visão
panorâmica da idéia que o educando tem em mão. O tempo dessa visão não deve ultrapassar 2
minutos9. É mais para “ver” do que para ler. O objetivo é fornecer
uma deixa, uma idéia inicial facilitando ao educando desenvolver a criação do
imaginário. Mas sem permitir o decalque que abafa o poder criador. Isso em
razão da extensa e absoluta originalidade desta Dinâmica.
— 14A execução pelo
educando do ato imaginário é o “momentum”1 desta Dinâmica.
A redação do texto virtual2
deve empregar a 1ª pessoa do singular (eu) e o tempo do presente durativo
(continuado), como o momento em que esteja “praticando” (imaginando o ato).
Exemplos desse presente durativo;
. “Eu estou perdoando” — “Eu
estou sendo humilde”.
. “Eu estou cometendo um ato de
justiça”.
. “Eu estou sendo leal”. — “Eu
estou sendo honesto”.
. Etc.
Vide retro no Vocabulário outros
exemplos do presente durativo.
— Esta execução do devaneio
culmina na vivência dos educandos das boas conseqüências da prática (ainda que
virtual, imaginária) de atos das perfeições espirituais.
Se assim não for firmemente
pensado (imaginado), sentindo-se, o educando, como autor do ato, como real,
apesar de ser apenas imaginado, a Dinâmica Pedagógico-Espiritual da Imaginação,
fica debilitada. Perde toda a sua força de concorrer com os atos reais na
formação do hábito da perfeição em foco.
Esses tempos verbais de presentes
durativos têm a função e força justamente para o educando vivenciar o ato
imaginado como real. E é assim que ele vale: sendo útil na formação do hábito.
Sem esse vivência, pelo menos inicial, ainda que fraca, mas para ir se
desenvolvendo com as vivências posteriores, empobrece esta Dinâmica.
— 15Esta crítica é redigida, no
intervalo entre duas Sessões de Trabalho geralmente no domicílio do educador.
Para ser transmitida aos educandos na Sessão de Trabalho seguinte logo na
abertura.
E tem por finalidade prevenir os
erros e impropriedades, para que não se comuniquem à Dinâmica de Imaginação
posterior.
MODELO DE TEOR1
PARA MEDITAÇÃO MORAL DE INTENÇÕES
(PREPARATÓRIA DO DEVANEIO FINAL)2
— Aqui estou eu3;
...........................................................4.
— Neste momento, empenhando
livremente a minha vontade e decisivo querer para, logo após, passar a redigir
um texto, no qual vou me imaginar praticando um ato da perfeição espiritual
derivada da ...........................................5.
...........................................................6.
— No momento em que estarei
contando, por escrito, a “prática” do ato imaginado, farei tudo para sentir,
dentro de mim que estarei mesmo cometendo, na verdade, um ato real, para valer7.
— Para isso, empregarei o tempo
verbal do Presente Durativo que já aprendi com o meu educador. Assim farei e
mantenho esse propósito. O meu educador pode confiar em mim8.
— NÃO FALHAREI!
DETALHAMENTO DO MODELO DE TEOR
(para uso do educador)
— 1Justifica-se neste
documento o título de modelo, porque toma a forma e a feição de padrão, para
ser seguido, embora possa suportar algumas adaptações ao critério de cada
educador. Mas mantém-se estável o seu objetivo e o seu sentido de relativo
compromisso dos educandos.
— 2Esta Meditação de
teor moral é uma auto-preparação do educando para seguir o procedimento correto
que lhe foi proposto pelo educador. Caracterizando a aceitação de uma
responsabilidade pessoal.
— 3Note-se já o uso da
1ª pessoa do singular (eu) e do tempo verbal do Presente Durativo (“aqui
estou”), “comprometendo a minha vontade” na execução de devaneio.
— 4Nesta lacuna, o
educando deverá registrar o seu nome, idade e série escolar para fins de
avaliação.
— 5O educador deve
apresentar aos educandos no Catálogo das Perfeições Espirituais as perfeições
derivadas da perfeição em desenvolvimento para que eles façam suas opções.
— 6Esta linha
destina-se à indicação da opção do educando por uma das perfeições espirituais
derivadas da perfeição fundamental que esteja em desenvolvimento. Por
exemplo, se a fundamental em tela for a indulgência, o educando escolhe para
imaginar a prática de um ato de perdão, ou de brandura, ou de tolerância, por
serem essas as três perfeições derivadas da fundamental indulgência. Ato esse
que deve ser imaginado no vivo sentimento íntimo, como se fosse real para que
possa produzir o efeito de reforço na formação do hábito da indulgência.
— 7Sentimento esse
imprescindível para o sucesso da Dinâmica da Imaginação.
— 8Um dever de
lealdade discente.
— / / —
CATÁLOGO I
DAS BOAS CONSEQÜÊNCIAS
DOS ATOS DAS PERFEIÇÕES
ESPIRITUAIS
SENTIMENTOS, VIVÊNCIAS
1.
CONSEQÜÊNCIAS MORAIS: Alegria – Auto-estima – Confiança
em si mesmo – Otimismo – Responsabilidade – Bem-estar moral – Contentamento –
Vitorioso – Felicidade – Serenidade – Enriquecimento espiritual – Valorização
própria – Valimento – Dignidade – Brio – Satisfação – Gozo espiritual – Deleite
– Conforto moral – Abençoado – Enlevo – Ânimo – Euforia – Estar bem com a vida
– Honrado – Virtuoso – Consciência tranqüila.
CONCEITOS NA SOCIEDADE
2.
CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS: Prestígio social – Amizades –
Bem-visto – Benfeitor – Benquisto – Influência – Valimento – Importância –
Autoridade – Ascendência – Superioridade – Crédito social – Atração – Simpatia
– Popularidade – Serventia – Boa fama – Notório – Reputação – Renome – Conceito
social – Estima – Aprovação – Respeitabilidade – Nobreza – Notabilidade – Valor
cívico – Benemerência – Exemplo vivo – Projeção – Meritório – Acreditado –
Conceituado – Brioso – Venerável – Grandeza – Cavalheiro – Hombridade –
Humildade – Infunde respeito.
CONCEITOS NA FAMÍLIA
(todas as anteriores e mais):
Bom filho – Bom irmão – Prestância – Serventia – Prestimoso
– Prestativo – Fraterno.
CONCEITO NA ESCOLA
(todas as anteriores e mais):
Com aluno – Estudioso – Caprichoso – Bom colega –
Disciplinado – Amar à escola – Prestigia a escola.
CONCEITOS DOS AMIGOS
(todas as anteriores e mais):
Bom amigo – Leal – Companheiro – Sincero – Boa Praça.
NA PROFISSÃO
Ótimo conceito – Bom colega – Competente – Prestígio
profissional – Sucesso na carreira – Promoção funcional – Promoção salarial –
Recompensas.
SUCESSOS ECONÔMICOS
Bom nível social e econômico – Bom emprego ou posição
empresarial – Prosperidade – Casa própria – Veículo – Plano de saúde.
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